Freenet

Status da rede: ativa

Data de fundação: 2000

Site(s) do projetohttps://freenetproject.org/author/freenet-project-inc.html

O que é?

A Freenet é a mais antiga das redes da Deep Web. Ela consiste de um sistema totalmente peer-to-peer (P2P), que permite compartilhamento de arquivos e criação de serviços web.

Sua principal característica é justamente a descentralização: não há nenhum servidor central, de forma que os sites da Freenet são armazenados em fragmentos no computador dos usuários (normalmente, a Freenet toma uma pequena parcela, de até 10GB, do disco rígido de cada membro para armazenar informações da rede). Isso significa que, uma vez que um conteúdo é enviado, nem mesmo o usuário que fez o envio é capaz de tirá-lo do ar.

Da mesma forma, a Freenet também garante que os pacotes enviados pelos usuários do sistema sejam fragmentados e distribuídos entre vários nós, permitindo o anonimato. 

 

Como acessar?

A rede Freenet pode ser acesada nas mais diversas plataformas. Para acessar em computadores, siga as instruções contidas no documento em PDF ou no vídeo correspondente.

Como navegar?

A navegação em qualquer rede da Deep Web é um processo intuitivo. A seguir, você pode encontrar alguns materiais documentando e orientando essa navegação.