I2P

Status da rede: ativa

Data de fundação: 2003

Site(s) do projetohttps://geti2p.net/pt-br/download

O que é?

Ao contrário da Tor, a I2P utiliza uma técnica denominada Garlic Routing, em que várias mensagens são encriptadas em conjunto (ao contrário da Onion Routing, em que cada mensagem é encriptada individualmente). Além disso, o tráfego de pacotes é unidirecional, o que significa que o percurso de ida é diferente do percurso de volta.

Diagrama exemplificando o tráfego unidirecional de pacotes.

A I2P permite a hospedagem de serviços web anônimos de forma centralizada (ou seja, cada serviço é hospedado no computador do usuário que o possui). Esses serviços são chamados de eepsites.

É possível configurar a I2P como um proxy para acesso da Surface Web, apesar desse uso não ser imediato e requerer conhecimentos mais avançados de redes. Portanto,  a maioria das pessoas utiliza a I2P apenas como um meio anônimo para acessar os eepsites.

Como acessar?

A rede I2P pode ser acesada nas mais diversas plataformas. Para acessar em computadores, siga as instruções contidas no documento em PDF ou no vídeo correspondente.

Como navegar?

A navegação em qualquer rede da Deep Web é um processo intuitivo. A seguir, você pode encontrar alguns materiais documentando e orientando essa navegação.