Onion

Status da rede: ativa

Data de fundação: 2004

Site(s) do projetohttps://www.torproject.org

O que é?

Onion routing  é uma técnica para comunicação anônima na internet, desenvolvida na década de 90, na qual pacotes são encapsulados na forma de camadas de criptografia, como em uma cebola. Esses pacotes são distribuídos em uma série de nós da rede (os chamados onion routers), cada um responsável por remover uma camada de encriptação, até que se chegue ao servidor de destino. O remetente permanece anônimo porque cada nó apenas sabe o endereço do próximo nó e do nó anterior.

Diagrama demonstrando a aplicação da técnica onion routing

O projeto Tor – cuja sigla significa justamente The Onion Router – apresentando em 2004, e se utiliza dessa técnica para proporcionar um ambiente anônimo, cujo anonimato é sustentando de forma descentralizada, em uma rede composta por milhares de nós voluntários. 

Em termos práticos, o projeto fornece os meios necessários para um usuário encaminhar sua conexão para a rede Tor, fazendo com que os pacotes enviados sejam encriptados pela técnica acima descrita, algo que pode ser utilizado para navegação na Surface Web.

 Assim, no momento em que você acessa um determinado site, seu computador irá procurar por uma lista de nós conectados a rede Tor, e escolher alguns deles de forma aleatória para, em uma ordem também aleatória, compor o caminho que a informação (já criptografada em várias camadas) deverá percorrer.

 Ao passar em cada nó, as camadas de encriptação são removidas, e o pacote chega sem nenhuma encriptação no provedor do serviço, que é capaz de identificar o uso do Tor, mas não é capaz de encontrar o endereço do remetente original. 

Simplificação de alto nível para o funcionamento da rede Onion.
Além disso, o projeto também fornece os meios necessários para a obtenção de domínios terminados em .onion, os quais são acessíveis somente através da rede Tor. Para tanto, um usuário deve instalar um servidor web em sua máquina, e anunciá-lo para a rede Tor, escolhendo alguns nós aleatórios. Então, a existência de um novo serviço é comunicada à uma autoridade de diretório, um servidor situado fora da rede Tor e gerido por colaboradores voluntários e de confiança que fornece um endereço composto por caracteres seguido da terminação .onion. Assim, os usuários da rede poderão usar esse nome para acessar (via HTTP, FTP ou outro protocolo) o serviço escondido.

Simplificação de alto nível para o funcionamento dos sites hospedados na rede Onion.
Como acessar?

A rede Onion pode ser acesada nas mais diversas plataformas. Para acessar em computadores, siga as instruções contidas no documento em PDF ou no vídeo correspondente.

Como navegar?

A navegação em qualquer rede da Deep Web é um processo intuitivo. A seguir, você pode encontrar alguns materiais documentando e orientando essa navegação.