A série Desmistificando

A Internet é um lugar repleto de informação: bastam alguns cliques e pesquisas para se chegar a respostas sobre praticamente qualquer tipo de pergunta que um humano mediano possa levantar em sua existência.

Infelizmente, a Internet também é um local repleto de informações falsas. Bastam alguns cliques e algumas recomendações para se chegar em respostas erradas sobre qualquer tipo de tema meramente popular. E, infelizmente, muitas pessoas – por charlatanismo ou inocência – preferem apresentar informações falsas no lugar da verdade, já que a mentira muitas vezes é muito mais atraente do que a verdade. E, de fato, uma mentira contada muitas vezes pode parecer uma verdade.

A série “Desmistificando”, de frequência irregular (ela depende de tempo livre, muitas vezes escasso, para ser feita) tem como proposta o uso de paradigmas científicos para remover o caráter místico de uma dada narrativa. Isso normalmente implica em determinar se essa narrativa é verdadeira ou falsa, mas essa não é uma característica obrigatória: muitas vezes, um Desmistificando é apenas um levantamento completo de informações acerca de um determinado tema.

Inicialmente, essa investigação envolvia apenas temas de computação, como jogos amaldiçoados. Atualmente, faço investigações do tipo para qualquer tipo de narrativa, independente do nível de conhecimento e especialização que ela envolva. Em suma, essas investigações seguem esses passos:

a) Identificação da narrativa.

b) Verificação da existência de bases reais para os fatos citados na narrativa.

c) Verificação de quando a narrativa surgiu.

d) Verificação de como a narrativa surgiu.

e) Análise das evidências fornecidas junto com a narrativa.

f) Tentativa de entrevistar pessoas envolvidas com a história.

g) Aplicação de conhecimentos específicos para demonstrar a impossibilidade da história

h) Colocação de todas as informações “na mesa”, de forma a produzir um material coerente.

Já investigamos mais de 60 narrativas, e esse número só tende a aumentar!

A maioria das investigações são feitas por mim, sem ajuda constante. Porém, muitas delas já foram feitas com participação do público. Existem duas formas pelas quais você pode me ajudar nessas investigações.

A primeira delas envolve participar ativamente de uma investigação. Para tanto, basta ficar ligado em nossos canais do Discord e no Reddit. Todas as investigações públicas serão anunciadas e conduzidas nos dois canais.

A segunda é servindo como um conhecedor. Nessa modalidade, tudo o que você precisa fazer é preencher este formulário com seu nome (ou apelido) que usarei para agradecimentos, suas formas de contato e suas áreas do conhecimento. Quando necessário, entrarei em contato com você com dúvidas pontuais pertinentes aos assuntos de uma investigação.